Ainda não desisti!

Como previsto no último post tive que recomeçar. Acabou demorando um pouco para conseguir juntar tudo o que eu precisava, mas enfim comecei de novo. Água mineral, farinha de trigo integral comprada a granel e um belo abacaxi.


O abacaxi é útil para acelerar o processo evitando a primeira infestação de bactérias ruins, que ocorre com frequência quando feito apenas com água e farinha. Como eu adquiri também uma balança digital, agora tudo terá o peso correto e, portanto, a textura e aparência também.

A esquerda o starter com abacaxi e a direita o com água. Pequenas quantidades: 15g de cada. No outro dia já tínhamos algumas mudanças visíveis.

A mudança de cor no starter de abacaxi foi o que mais chamou atenção. O cheiro no de abacaxi era basicamente abacaxi e no de água um cheiro fraco difícil de distinguir, mas que não era ruim. Diferente de todas as outras tentativas, onde já era possível sentir um cheiro bem ruim. Segundo dia, alimentei ambos com a mesma quantidade de farinha e água, 15g cada. Infelizmente não fiz a foto após alimentar, para mostrar bem o volume que estava. No segundo dia, aproximadamente 4-5 horas após alimentar, chego em casa e encontro os starters assim:


Ihaa! Como previsto o de abacaxi já começou suas atividades e mais que dobrou de tamanho. O de água ainda sem atividades. No 3º dia no horário de alimentá-los estava com uma aparência estranha, mas a textura ae mexer era boa e o cheiro era diferente do que eu senti nas outras tentativas, inclusive no de água que não estava fedendo. Um cheiro de álcool com algo mais, algo um pouco refrescante, acredito que o de água não tenha passado pela fase bacteriana. Seria a última vez a usar abacaxi e aqui tenho a foto que mostra o volume com que ficaram. Primeiro as fotos antes de alimentar e abaixo as fotos após alimentados.

No dia seguinte seria o dia de começar com a farinha branca e com água. O cheiro em ambos era muito parecido, exceto pelo cheiro de abacaxi que ainda podia sentir. Concluí então que o de água realmente pulou a fase bacteriana, o que é muito bom. Estavam fortes, crescendo bem.

Como das outras vezes a coisa desandou quando fiz a limpeza dos recipientes, dessa vez tomei algumas decisões para tentar garantir que pelo menos um deles sobreviva. O que começou com água seguiu com farinha integral ao invés de começar a alimentá-lo com farinha branca. O de abacaxi passou para água, mas dividi em dois um seguiu com farinha integral e o outro com farinha branca. Descartei parte dos starters, limpei os potes e fiz o novo com a proporção de 30g de starter, 15g de farinha e 15g de água, uma proporção 2:1:1. Mais monstrinhos do que comida então. Hoje cedo, 6-7 horas após a alimentação do 4º dia todos continuavam com o cheiro bom, mas com pouca atividade, embora percebi que o que começou com água apresentou água no seu topo, um sinal de que ele deve ter subido durante a noite e já está com fome de novo, então alimentei todos com mais 15g de água e de farinha. O que mais me animou até agora foi o cheiro que está muito bom, deve ser um bom sinal e será meu guia, se isso mudar saberei que a coisa desandou.  Ansioso para chegar em casa e ver como estão, se perceber que houve atividade e que aparentam estar bem mudarei a proporção para 1:1:1, mais comida portanto.

Deixe um comentário